Club de
Santos Porto

Vamos nos orgulhar das oportunidades geradas para continuar servindo em prol do ideal de transformar vidas

Postado em: 30 de Junho de 2021 por Rotary Club de Santos-Porto

Por Marcelino Silva - Jornalista MTb 47010/SP.
Fotos: Divulgação | RC Santos-Porto.

 

Neste 30 de junho de 2021, me coloco novamente na posição de um soldado, à disposição do próximo companheiro que vai nos liderar na filosofia de “dar de si, antes de pensar em si”. Hoje, termina a minha missão como Presidente Motivador 2020-2021 do Rotary Club de Santos-Porto. É por isso que expresso a minha gratidão ao Colégio de Governadores do Distrito 4420 do Rotary International e à Galeria de Presidentes e Associados do Rotary Club de Santos-Porto. Vocês acreditaram em mim do ponto de vista profissional, pessoal e humanitário. Isso não tem preço. Este é o grande valor do Rotary. Nós nunca perdemos, sempre ganhamos em Rotary. É por isso que o Rotary abre oportunidades e serve para transformar vidas. Juntos, vamos continuar praticando o bem em 2021-2022.

 

Agradeço imensamente a minha família, amigos, parceiros, apoiadores e anônimos por tudo que vivemos juntos nos últimos 365 dias. Queridos companheiros, um sábio mestre me ensinou que os nossos pais são culpados que não têm culpa. Também me disse que a imperfeição dos nossos pais é perfeita para nós. Hoje, após quase 12 anos em Rotary, e depois de ter vivido a experiência de presidir um clube rotário, entendo que tal lição pode ser aplicada junto à nossa instituição, parceiros, amigos e familiares. As nossas portas se abriram e foram capazes de socorrer o mundo no momento mais difícil da história. Agora, vamos servir para transformar vidas neste novo ciclo que começa em 1º de julho de 2021.

 

Seja em Rotary, em outras instituições ou na vida pessoal, cometemos a força do hábito de pedir, pedir e pedir. Mas, por muitas vezes, esquecemos de agradecer. É como ocorre com o velho mito de algumas pessoas que só lembram do conceito de Deus quando as dores do corpo, da mente ou da alma apertam demais. Paul Harris, o fundador do Rotary, disse que "ao promover a compreensão do que é Rotary, seus programas, seus projetos, é essencial que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou não”. Mas quis a ironia do destino que parte dos rotarianos passassem décadas com o seguinte mantra: “o que a mão esquerda dá, a mão direita não mostra”. Mas como iremos divulgar algo que não conhecemos ou sabemos que existe? Mas o mundo mudou, e o Rotary também muda com ele.

 

Seja em Rotary, em outras instituições ou na vida pessoal, cometemos a força do hábito de pedir, pedir e pedir. Mas, por muitas vezes, esquecemos de agradecer.

 

- Marcelino Silva -

 

Nosso planejamento estratégico está dividido em três pedaços: Fundação Rotária, DQA (Desenvolvimento do Quadro Associativo) e Imagem Pública. É justamente na Imagem pública, no voluntariado e nas oportunidades recebidas que busquei inspiração para escrever neste momento, numa noite exclusivamente de gratidão, faltando poucos minutos para terminar o Ano Rotário 2020-2021. Cada um que esteve ao nosso lado nesta jornada doou um pouco do seu trabalho, talento e generosidade em prol das causas humanitária do Rotary. Isso significa dizer que conseguimos sentimentos, ideias e mão-de-obra de qualidade. Tudo isso de forma 100% espontânea. Isso tem um valor incalculável para nós.

 

Neste momento de despedida, também agradeço a todos os presidentes dos clubes coirmãos e os meus colegas de profissão no Jornalismo e na Comunicação. Um abraço mais que especial para Watson Travassos e Maely, Casal Governador do Distrito 4420. São nos bons exemplos que buscamos um norte para os nossos desafios. Vocês foram a estrada segura, pavimentada e iluminada que guiou os caminhos da Equipe Distrital. Juntos, fomos mais fortes na missão de abrir novas oportunidades. É por tudo isso que não devemos deixar de agradecer, pois a mesma voz que pede ajuda, deve saber o sentido da palavra gratidão. Com todas as dificuldades que o Rotary tem em se comunicar, vocês foram o meio que levou a nossa mensagem ao maior número de pessoas, como Paul Harris pediu no século passado.

 

Para ajudar ainda mais neste entendimento, especialmente aqueles que não fazem parte do Rotary, informo que somos uma rede de voluntários com 1.2 milhão de associados espalhados em mais de 30 mil clubes pelos quatro cantos do mundo. Juntos, somamos cerca de 16 milhões de horas trabalhadas por ano. Unidos a governos, parceiros e voluntários, já imunizados 2.5 bilhões de crianças contra paralisia infantil. Também somos signatários na fundação da ONU (Organização das Nações Unidas). Ainda ressalto que o Rotary gasta menos de 10% de suas receitas com seus custos administrativos e operacionais, pois somos voluntários em nossas causas e atuamos de forma 100% voluntária.

 

Juntos, somamos 16 milhões de horas trabalhadas por ano. Unidos a governos, parceiros e voluntários, já imunizados 2.5 bilhões de crianças contra paralisia infantil.

.

- Marcelino Silva -

 

Esta performance resulta em notas máximas nas avaliações da Charity Navigator, organização que avalia milhares de organizações não governamentais em todo o mundo. Somos uma das poucas organizações do planeta que possui o próprio banco de fomento, chamado Fundação Rotária. Ela devolve os recursos aportados pelos próprios rotarianos por meio de projetos sustentáveis em sete áreas de enfoque. São elas:

 

1 - Promoção da paz.

2 - Combate a doenças.

3 - Água limpa e saneamento.

4 - Saúde de mães e filhos.

5 - Apoio à educação.

6 - Desenvolvimento econômico.

7 - Proteção do meio ambiente.

 

Nos dados de 2018, a Fundação Rotária financiou 1.306 projetos pelo mundo, ao custo de US$ 86 milhões em suas áreas de enfoque. Isso me faz seguir em frente, pois “o mar não seria o mesmo se uma gota lhe fosse tirada”, como disse madre Teresa de Calcutá. Saio desta experiência acreditando ainda mais que a gratidão é capaz de curar o ser humano. Juntos, vamos continuar trabalhando pelo ideal de servir, pela paz e pela compreensão mundial, agindo localmente nas comunidades onde atuamos. Deixo a presidência, mas não deixo o combate no fronte. Boa sorte e que Deus proteja os companheiros Ricardo Maluf e Thais, Casal Presidente 2021-2022 do Rotary Club de Santos-Porto. Estamos juntos nessa!

 

Deixo aqui a sugestão de três vídeos como recordação deste momento especial para mim. O primeiro retrata os bastidores da minha posse. Os outros dois simbolizam o trabalho realizado ao lado de todos vocês. Obrigado pela dádiva de presidir um clube de Rotary. Fiquem na PAZ! #Gratidão.

 

 

Isso me faz seguir em frente, pois “o mar não seria o mesmo se uma gota lhe fosse tirada”, como disse madre Teresa de Calcutá.

 

- Marcelino Silva -

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

 

Marcelino Silva - Presidente Motivador 2020-2021

Rotary Club de Santos-Porto | Distrito 4420

E-mail: [email protected]

WhatsApp: +55 (13) 9-8809-7236

Reuniões Quintas-Feiras | 19:30
Avenida Ana Costa,404 Cep: 11060-002